FUNDAMENTAL

Ensino fundamental completo de 1º ao 9º ano visando a melhor sequência acadêmica dos alunos.

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO
FI FII
1º ano 2º ano 3º ano 4º ano 5º ano 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano
6 anos 7 anos 8 anos 9 anos 10 anos 11 anos 12 anos 13 anos 14 anos

“A Inteligência Emocional somada a boas escolas é responsável por 80 a 90% do sucesso de uma pessoa na vida” – Goleman D.

A formação de cidadãos bem-sucedidos depende não só de uma formação acadêmica impecável, mas também, da perfeita estruturação emocional das crianças desde pequenas.

Assim, o trabalho com os alunos de 1º ao 5º ano é baseado nos PCNs e na importante relação de confiança entre professor e aluno. As propostas são construídas junto a classe e a realidade de cada aluno provocando o interesse e a curiosidade em aprender mais.

O conteúdo é transversal e a aprendizagem ocorre de forma prazerosa e gradual. O trabalho com a Alfabetização Emocional feito pelos professores no dia-a-dia favorece o autoconhecimento, o pensamento reflexivo, a crítica, a responsabilidade e os valores essenciais como solidariedade, empatia, autonomia, ética e cidadania.

A proposta didática do UNO Ensino Fundamental 1 estimula o aluno a pensar e aprender a partir de suas próprias vivencias e ações. Está alinhada ao Ensino Fundamental de 9 anos e propicia o avanço continuo na ampliação de conhecimentos.

O aluno é agente da construção do seu conhecimento.

Baseando-se em um conceito de alfabetização e letramento que valoriza as experiências e as ações da criança e, respeita seu modo de pensar, o conteúdo tem por objetivo promover a aprendizagem das várias áreas do conhecimento e desenvolver as habilidades do aluno para que ele seja agente da construção do seu conhecimento. Destaca-se pela ênfase no domínio da linguagem e pela educação em valores.

Fase de grande avanço na aprendizagem do estudante. Não só estão carregados de energia, como têm uma sede insaciável pelo saber. Já dominam as ferramentas básicas ao auto-aprendizado e buscam direcionar suas escolhas. É neste período, portanto, que um ensino exigente e motivador é fundamental. Um ensino no qual o estudante é solicitado a assumir a responsabilidade sobre o seu futuro, a exercer sua liberdade com discernimento, a reconhecer as consequências de suas atitudes.

No Colégio Illuminare os estudantes dessa etapa são levados a sério. O respeito mútuo entre educadores e alunos traz dignidade ao jovem em formação e reforça a autoconfiança necessária para que a vontade natural de abraçar o mundo encontre sólido respaldo e direcionamento.

Desenvolvimento de habilidades

A proposta didática do UNO Ensino Fundamental 2 é baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais e os conteúdos são meios para aquisição e desenvolvimento de iniciativa e inovação, em processo de educação permanente.

Esta proposta integra a construção do conhecimento significativo à interação social e apresenta aos alunos uma sistematização de conteúdos organizada para favorecer o processo de ensino-aprendizagem. Um programa de exercícios e sessões voltado especialmente para esse fim facilita o desenvolvimento de habilidades que permitirão aos alunos tornarem-se usuários críticos e conscientes das diversas ciências e suas tecnologias.